Química - Os Cientistas
Origem Atomística:
Leucipo (500 a.C.) e Demócrito (460 a.C. - 370 a.C.) foram dois filósofos gregos. Leucipo era contemporâneo de Empédocles e veio de Mileto, Abdera ou Eléia. Leucipo foi muito influenciado pelo filósofo Zeno (Zenão) de Abdera e sua escola em Eléia. Demócrito nasceu em Abdera no norte da Grécia, estudou na escola de filosofia de Leucipo (fundada em 440 a.C.) em Abdera e depois foi o sucessor de Leucipo.
Mileto, cujo nome em grego deve ser transliterado para Miletus, fica hoje na costa da Anatolia, na Turquia. Ela foi o berço de uma das antigas escolas gregas de filosofia. Um fato curioso é a existência de uma cidade chamada Mileto na Calábria, na Itália, que foi fundada por fugitivos de Miletus. A Figura 1 mostra a Turquia com a localização de Miletus.
Link: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/linha%20tempo/Leucipo_Democrito/pdf_LT/LT_leucipo_e_democrito.pdf
Átomo: Era considerado por muito tempo, a menor partícula da matéria.
Com as descobertas dos cientistas Dalton (Esfera maciça e indivisível), Thomson (Pudim de Passas - Descobriu-se o elétron), Rutherford (Experimento da folha de ouro - Descoberta do núcleo e do próton), Bohr (Postulado sobre camadas eletrônicas etc) e tantos outros, como Schrodinger (Equação de onda, é definida por uma função de estado ou de onda que depende das coordenadas e do tempo, e é uma função complexa (I = Y(x) + F(t)), em que Y(x) é a função de estado ou de onda independente do tempo, apenas dependente das coordenadas e I é a função de estado dependente das coordenadas e também do tempo. Por causa disso, a função I é uma função dependente do tempo) , revolucionaram a forma de pensar a respeito do átomo.
O Pai da Mecânica Quântica Velha é o Planck, com sua descoberta a respeito da radiação do corpo negro. De Broglie, Pai da mecânica quântica nova, com sua descoberta da dualidade onda-partícula.